Festivais, Mostras e Afins

29/10/2016 14:00

I Fórum Brasílica: a Dança Popular em Questão

I Fórum Brasílica: a Dança Popular em Questão

Cia Brasílica

(Colaboradores Fomento)

Contemplado pela 19ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, o evento tem como tema central as danças e a cultura popular brasileiras vistas como material fundamental para criação cênica e influência artística. Para tanto, convida profissionais de referência na dança do país, que trazem para o corpo e para a cena sua pesquisa e colocam em debate questões sobre a criação em dança.

 

Dia 29/10 (sábado), das 14h às 19h 

14h – Abertura do Fórum

Intervenção artística – Cia Brasílica

14h30 – Workshop

A Dança e a Estética do Entusiasmo – o método brasílica

Deca Madureira

 

16h – Palestra

Corpo e Ancestralidade

Profª Drª Inaicyra Falcão dos Santos

“Corpo e Ancestralidade”  tem por objetivo a elaboração de uma proposta na dança – arte – educação, procurando recuperar elementos estéticos e míticos presentes na tradição africano-brasileira enquanto criação coletiva.

Inaicyra Falcão é natural de Salvador, graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Artes Teatrais pela Universidade de Ibadan, na Nigéria, doutora em Educação pela USP e livre docente na área de Práticas Interpretativas da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente dedica-se a sua carreira de cantora lírica, com a qual participa de diversos eventos culturais e acadêmicos pelo Brasil.

 

17h – Debate mediado

 

18h – Intervenção artística

“Sob os Olhos de Oyá”

Grupo Ojú Oyá

“Sob os Olhos de Oyá” nos leva a uma viagem de encontro aos nossos ancestrais, demonstrando a força da divindade africana, também cultuada no Brasil,  Iansã. A história se conecta a partir de movimentos contemporâneos construídos por bases de danças características dos orixás, do samba baiano, entre outras narrativas corporais trazidas pelas danças afro-brasileiras.

Diretora: Luiza Ylone | Dançarinos: Luiza Ylone, Mariane Oliveira,  Antonio Carlos Hennies, Valeria Pereira Gonzaga, Silvana de Jesus e Wellington Campos | Músicos:  Egmar Alves da Silva e Ednaldo da Costa | Produtora: Mariane Oliveira

Duração: 45 minutos

 

19h – Espetáculo

“Terra”

Grupo Grial

Inspirado no universo indígena, o solo “Terra” coloca o corpo dançante de todos os folguedos de tradição já experienciados pelo Grupo Grial à disposição de uma história mil vezes repetida, mas mil vezes esquecida: a do direito de ser através do tempo.

O tema local/universal aborda a perda do espaço físico para, consequentemente, perder o direito de existir. Ao criar “Terra” (terceira parte da Trilogia “Uma história duas ou três”), o Grial partiu da saga dos nossos índios e, citando-os, inclui todos nós, povos mestiços. Tantas vezes o colocamos embaixo da terra e apagamos o seu tempo. Inúmeras as vezes que o colocamos para fora da sua terra e apagamos a nossa história. Mas o índio é feito de grão... emergir e reerguer é só uma questão de tempo. Esse mesmo tempo que preserva e acalenta as gerações. “Terra” é o homem que adentra, reconstrói o destruído e ergue novas possibilidades de manter viva sua  memória e garantir através destes traços, um espaço ímpar. Somos índio Pankararú, Karipuna, Macuxi, Canindé, Truká, Xucurú, Guaraní, Assení, Kaiowá, Tikuna, Bororó, Tupinambá, Mundurucu, Yawalapati, Tapajó, Caiapó, Xavante... somos todos sim, da mesma Nação.

Coreografia: Maria Paula Costa Rêgo | Direção: Eric Valença e Maria Paula | Intérprete: Maria Paula | Trilha Sonora: Naná Vasconcelos | Figurino: Gustavo Silvestre | Pintura: Dantas Suassuna | Textos: TT Catalão | Iluminação: Luciana Raposo

 

 

I Fórum Brasílica: a Dança Popular em Questão

Produção geral: Lucila Poppi | Produção executiva: Márcio Peres | Colaboradores: Deca Madureira, Jocarla Gomes, Mariane Oliveira, Elson Leite, Lucimeire Monteiro | Projeto gráfico: Juliana Santos | Vídeos e fotografias: José de Holanda

 


Telefone: (11) 3214 3249

Email: centrodereferenciadadancasp@gmail.com

Endereços: Baixos do Viaduto do Chá s.n., Galeria Formosa – Centro - CEP 01037-000 São Paulo/SP

Horário de Funcionamento
Segunda-feira: 13:00 às 21:00
Terça à Sexta: 10:00 às 21:00
Sábado: 10:00 às 20:30
 
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo