Festivais, Mostras e Afins

26/09/2016 13:30

FranceDanse Brasil 2016 – programação especial do Festival de Dança da França

De 26 a 29/09 | 3 a 6/10

FranceDanse Brasil 2016 – programação especial do Festival de Dança da França

Sentidos do barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos

Béatrice Massin (França)

Oficina e Grupo de Estudo

Sentidos do Barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos investiga o termo “Barroco", tangenciando processos culturais em distintos contextos, períodos históricos e expressões artísticas. Dança, música, teatro, religião, história, literatura e arquitetura são os campos do conhecimento convocados para conversas com ênfase no corpo. As ações do evento que integram o FranceDanse estão distribuídas em oficinas, palestras, conferências dançadas e grupo de estudo, que acontecem  no Centro de Pesquisa e Formação – CPF – SESC-SP (palestras e conferências dançadas), e no Centro de Referência da Dança – CRDSP (oficinas práticas e  grupo de estudo), ambos coordenados pela coreógrafa francesa e especialista em dança barroca, Béatrice Massin.

 

13h30 às 15h30

Oficina: Técnica de dança barroca

O paralelo e as intersecções entre pressupostos gestuais do “corpo barroco” e do “corpo contemporâneo”: quais as aproximações possíveis?

Tópicos abordados: música, espaço, simetria, volume, peso, espiral, oposição, estado de atenção, estado de presença e desequilíbrio.

Vagas: 30 + 15 para ouvintes

 

16h30 às 19h

Grupo de Pesquisa: Escritas da Dança

O grupo será composto por profissionais que estudam e se interessam em discutir o conceito de “coreografia” e de “coreologia", a partir dos tratados de dança franceses e portugueses dos séculos XVII e XVIII.

Serão selecionados 10 participantes

Béatrice Massin intérprete desde o início da dança contemporânea, em 1983, entrou para a companhia de dança Ris et Danceries, dirigida por Francine Lancelot, onde realizou suas primeiras coreografias. Dez anos depois (1993), fundou a companhia Fêtes galantes, inaugurando com suas criações uma linguagem moderna do barroco (Que ma joie demeure, Songes, La Belle au bois dormantMass b). Outros 10 anos (2003), fundou o Atelier baroque, célula de propagação da companhia, e em 2013 (mais 10 anos, portanto), elaborou a Pépinière de Chorégraphes, um laboratório coletivo de criação coreográfica. São dela, as coreografias do filme Le roi danse, de Gérard Corbiau, D’ores et déjà, para a festa de gala do tricentenário da Escola de Dança da Ópera de Paris, e o DVD Danse baroque. É professora regular do Sciences Po Paris.

 

Direção geral: Ana Teixeira

Concepção: Ana Teixeira, Clara Couto, Osny Fonseca e Raquel Aranha

Coordenação: Ana Teixeira, Clara Couto, Marianna Monteiro, Osny Fonseca e Raquel Aranha

 


Telefone: (11) 3214 3249

Email: centrodereferenciadadancasp@gmail.com

Endereços: Baixos do Viaduto do Chá s.n., Galeria Formosa – Centro - CEP 01037-000 São Paulo/SP

Horário de Funcionamento
Segunda-feira: 13:00 às 21:00
Terça à Sexta: 10:00 às 21:00
Sábado: 10:00 às 20:30
 
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo