Festivais, Mostras e Afins

01/11/2016 19:00

Festival Contemporâneo de Dança no CRD

A 9ª edição do Festival Contemporâneo de Dança segue reunindo artistas interessados em experimentar dança como reinvenção do espaço comum, movimentando modos de perceber e alterar nossos campos relacionais. A parte da programação pensada para o CRD está voltada para a formação, convivência, o diálogo, a pesquisa e a troca de informações em dança.

O FCD ocupará também os espaços da Centro Cultural Olido e do SESC São Paulo, com apresentações e oficinas de artistas de diversos países.

Direção Artística: Adriana Grechi

Direção Geral: Amaury Caccicarro Filho

Programação completa no endereço www.fcdsp.com.br

 

 

FCD no CRDDe 1 a 19/11

 

ESPETÁCULOS

Dias 1, 2, 4, 5/11 (terça a sábado – exceto quinta, dia 3) e 7 a 12/11 (segunda a sábado) 19h

VI Mostra Exercícios Compartilhados

20 artistas da Plataforma colaborativa Exercícios Compartilhados mostram seus trabalhos e experiências de convívio em apresentações públicas.  Coordenada pela coreógrafa Adriana Grechi, a plataforma colaborativa teve início há 10 anos, com o projeto “Bazar Utopias”, com o objetivo de fomentar diálogos artísticos que repensassem os contextos e modos de criação na dança.

Em exercício continuo, a plataforma reúne anualmente durante seis meses artistas/intérpretes de diversas formações, para uma residência artística, onde os integrantes fazem uma imersão em seus processos de trabalho e friccionam seus processos criativos expondo interesses, proposições e práticas artísticas com e para os outros participantes. Exercitando a escuta, a empatia e a reflexão, os integrantes testam procedimentos e ferramentas de criação, experimentam e potencializam focos investigativos, corporeidades, presenças e dramaturgias de dança. Na Mostra, os residentes compartilham com o público o resultado das provocações artísticas – ainda em fase processual –, que foram sendo somadas ao longo do projeto. Em 2016, pela primeira vez a Mostra Exercícios Compartilhados passa a fazer parte da programação regular do FCD, como uma das principais ações de Formação Artística do Festival.

Esta 6ª edição conta com os provocadores convidados Rosa Hercoles e Alejandro Ahmed.

 

1ª Semana

01/11 (terça-feira)

Carolina Sudati - 20 min.
Patrícia Bergantin - 30 min.
Thais de Menezes - 25 min.

 

02/11 (quarta-feira)

Djalma Moura - 20 min.
Felipe Teixeira - 20 min.
Lívia Seixas e Luiz Claudio Faria - 20 min.
Thais de Menezes e Layla Bucaretchi - 25 min.

 

04/11 (sexta-feira)

Pedro Galiza e Aline Brasil - 30 min.
Felipe Teixeira - 20 min.
Laís Taufic e Talita Vinagre - 20 min.

Layla Bucaretchi - 20 min.

05/11 (sábado)

Carolina Canteli - 20 min.
Carolina Sudati - 20 min.

Layla Bucaretchi - 20 min.
Pedro Galiza - 30 min.

2ª Semana

7/11 (segunda-feira)

Carolina Sudati - 20 min.
Leandro de Souza - 20 min. 
Djalma Moura - 20 min.

 

8/11 (terça-feira)

Carolina Sudati - 20 min.
Marina Dubia - 20 min.
Patrícia Bergantin - 30 min.
Thaís Di Marco - 20 min.

 

9/11 (quarta-feira)

Carolina Canteli - 20 min.
Patricia Bergantin - 25 min (ou Carolina Sudati) 
Gabriel Fernandez Tolgyesi e Ilana Elkis - duracional.
Leandro de Souza - 20 min.
Marina Dubia - 20 min.

 

10/11 (quinta-feira)

Thais de Menezes - 25 min.
Lívia Seixas e Luiz Claudio Faria - 20 min.
Thaís Di Marco - 40 min.

 

11/11 (sexta-feira)

Layla Bucaretchi - 20 min.
Pedro Galiza e Aline Brasil - 30 min.
Thi Angel - 20 min.
Leandro de Souza - 20 min.

 

12/11 (sábado)

Talita Vinagre - 20 min.
Ilana Elkis e Gabriel Fernandez Tolgyesi - duracional.
Pedro Galiza e Aline Brasil - 30 min.
Thi Angel - 20 min. 
Carolina Sudati- 20 min.


Coordenação/orientação: Adriana Grechi

Provocadores convidados: Marcelo Evelin, Alejandro Ahmed

Artistas integrantes: Aline Brasil, Carolina Canteli, Carolina Sudati, Djalma Moura, Felipe Teixeira, Ilana Elkis, Gabriel Fernandez Tolgyesi, Lais Taufic, Layla Bucaretchi, Leandro de Souza, Lívia Seixas, Luiz Claudio Faria, Marina Dubia, Patrícia Bergantin, Pedro Galiza, Talita Vinagre Alcalá, Thais de Menezes, Thaís Di Marco, Thi Angel (colaboração Simone Martins).

Produção: Erika Lopes

 

ENCONTROS

Dia 3/11 (quinta-feira) 19h

Conversa com Christian Rizzo (França)

No encontro, o coreógrafo, atual diretor do Centro Coreográfico Nacional de Montpellier, renomeado ICI (Instituto Internacional Coreográfico), fala sobre suas práticas e processos artísticos, além da experiência como diretor do centro coreográfico de Montpellier.

 

Christian Rizzo é hoje um dos nomes mais importantes das artes performativas francesas. o Artista plástico, nos anos 90, criou figurinos, trilhas sonoras e se apresentou com coreógrafos como Mathilde Monnier, Hervé Robbe, Mark Tompkins, Georges Appaix, entre outros. Desde a fundação da "associação l'frágil", em 1996, criou mais de 30 performances e trabalhos em dança. Foi artista-em-residência na Ópera de Lille e apresentou suas obras no Ballet de l'Opéra de Lyon, no Nouveau Festival du Centre Pompidou, no deSingel, no Festival d'Avignon e On the Boards.

Em Janeiro de 2016, Rizzo foi nomeado diretor do Centro Coreográfico Nacional de Montepellier Languedoc-Rouillon.

 

OFICINAS

Os artistas Christian Rizzo, Sofia Dias e Vítor Roriz, e Wagner Schwartz realizam durante o Festival Contemporâneo de Dança três oficinas voltadas à formação e à qualificação artística, onde procuram compartilhar com estudantes, professores e pesquisadores de artes cênicas seus processos de criação.

Os interessados devem enviar currículo resumido para o e-mail  fcd@agenciafractal.com.br

Os selecionados serão contatados por e-mail pela produção do evento.

 

Dia 5/11 (sábado), 14h às 17h

Oficina Christian Rizzo

Na oficina, o artista francês, diretor do Centro Coreográfico Nacional de Montepellier compartilha suas práticas e processos artísticos.

 

Dia 14/11 (segunda-feira), 14h30 às 19h

Oficina Sofia Dias e Vítor Roriz

Bailarinos e coreógrafos independentes, Sofia Dias e Vítor Roriz colaboram desde 2006 na pesquisa e concepção de vários trabalhos de dança, apresentados por toda a Europa e países da América Latina. Para além da sua atividade coreográfica e interpretativa, têm ministrado workshops a profissionais e não-profissionais das artes performativas no C.e.m. - Centro em Movimento, de Lisboa (Portugal), além do Fórum Dança, Companhia Instável, Alkantara, Festival Ofélia, entre outros. Lecionam a disciplina Oficina de Corpo aos alunos do Curso de Teatro da ESAD - Caldas da Rainha (Licenciatura). São artistas associados da Materiais Diversos e d’O Espaço do Tempo, em Lisboa, Portugal.

 

 

Dias 15 a 19/11 (terça-feira a sábado), 14h30 às 19h

Oficina Bicho

Wagner Schwartz

Nessa oficina, os participantes serão convidados a observar as articulações e as variações que movem o corpo da escultura Bicho, da artista plástica Lygia Clark. 
para, em seguida, explorar suas formas no próprio corpo. As metáforas que surgem dessa experiência serão compartilhadas e estudadas em grupo. Os participantes não precisam ter conhecimento prévio de técnicas de dança. 


Wagner Schwartz – coreógrafo e performer baseado em Paris e São Paulo, trabalha com dança contemporânea e vale-se dos modos de composição de texto, som e imagem para fazer visível a fisicalidade de seus experimentos. Suas criações têm sido estudadas em publicações dentro e fora do Brasil, como no livro de Jussara Sobreira Setenta, “O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade”, ou em “Am Rand der Körper: Inventuren des Unabgeschlossenen im zeitgenössischen Tanz” [À borda do corpo: inventários da dança contemporânea inacabada], de Susanne Foellmer. Recebeu o prêmio APCA de Melhor Projeto Artístico de 2012, pelo espetáculo solo Piranha.

 

Programação completa do 9º FCD no site www.fcdsp.com.br


Telefone: (11) 3214 3249

Email: centrodereferenciadadancasp@gmail.com

Endereços: Baixos do Viaduto do Chá s.n., Galeria Formosa – Centro - CEP 01037-000 São Paulo/SP

Horário de Funcionamento
Segunda-feira: 13:00 às 21:00
Terça à Sexta: 10:00 às 21:00
Sábado: 10:00 às 20:30
 
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo