Quem Somos

Cooperativa Paulista de Dança
A Cooperativa Paulista de Dança é entidade cultural sem fins lucrativos, que surgiu da iniciativa de dançarinos e coreógrafos a fim de estimular a produção, pesquisa, criação, divulgação e formação de público em dança.
Criada em 2005 e sediada na cidade de São Paulo, seu perfil reúne profissionais com linguagens distintas, envolvidos na produção das artes cênicas.
A associação de criadores e profissionais independentes em uma cooperativa contribui tanto para solidificar estes processos, como para enriquecê-los. A importância de reunir artistas, pesquisadores e produtores em um mesmo ambiente de reflexão e trabalho, visa fortalecer a democratização dos processos artísticos, trazendo maior representatividade perante as instituições atuantes na área da dança.

A Cooperativa Paulista de Dança tem como objetivos:
a) produzir, beneficiar, adquirir ou construir infraestrutura necessária para a produção de espetáculos, workshops, oficinas, cursos e manifestações artísticas ligadas às artes cênicas e à prestação artística ou técnica do cooperado;
b) reunir artistas e técnicos em atividades voltadas às artes cênicas, para a sua defesa sócio-econômica-cultural, proporcionando-lhes condições para o exercício de suas atividades e seu aprimoramento profissional;
c) promover outras atividades, desde que relacionadas às artes cênicas necessárias à realização daquelas descritas nas alíneas anteriores;
d) difundir a doutrina cooperativista e seus princípios ao quadro social, técnico e funcional da cooperativa;

Para mais informações acesse – www.coopdanca.com.br

Sobre o Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo
No dia 16 de julho de 2014, o então Secretário da Cultura de São Paulo, Juca Ferreira convidou a classe artística para um encontro onde anunciou o projeto do Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo para a comunidade e apresentou a Cooperativa Paulista de Dança como conveniada para a gestão deste projeto, em fase experimental. Este momento foi antecedido por, pelo menos, outros três fatos importantes:

O primeiro deles diz respeito à ocupação ilegal da Galeria Formosa por integrantes de movimentos de artistas de rua, que reivindicavam aquele espaço com alegação de que ele estava ocioso, informação desmentida pela própria SMC em Nota Oficial publicada no dia 15 de maio de 2014; O segundo fato é que, desde quando a antiga Escola Municipal de Bailado, que ocupava a Galeria Formosa foi transferida para a Praça das Artes e rebatizada como Escola Municipal de Dança, em dezembro de 2013, o movimento da dança, capitaneada pela Cooperativa Paulista de Dança, discutia e elaborava um projeto para transformar o espaço num Centro de Referência destinada à Dança, proposta esta apresentada a então gestão da pasta da cultura em maio de 2014; Por fim, a retirada do grupo no dia 18 de junho de 2014 pela GCM, foi o que possibilitou o avanço da proposta feita pela Cooperativa de Dança para a criação do Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, culminando com o anúncio da parceria em 16 de julho daquele ano.

A partir de então a Cooperativa Paulista de Dança, executou um projeto piloto de implantação, previsto inicialmente para acontecer de agosto a dezembro de 2014, mas que contou com o prolongamento de prazo até dezembro de 2015 através de dois aditamentos contratuais. A partir de fevereiro de 2016 até o dia 31 de agosto de 2017, a Cooperativa Paulista de Dança, executou o projeto Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo – Para Além da Consolidação, que foi selecionado a partir de um chamamento público ocorrido no final de 2015.

Ao longo destes três anos de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o espaço se consolidou como um espaço de confluência poética que, de modo atento e crítico, centrou-se nos princípios da reinvenção, da diversidade e na apresentação de diferentes visões e abordagens artísticas no domínio da dança, tendo o protagonismo como diferencial, promovendo ações que levaram a dança para a cena cotidiana. 

Fizeram parte da equipe de gestão do CRDSP:

Período: agosto a dezembro de 2014
Coordenação Artístico-Pedagógica: Yaskara Manzini
Coordenação Técnica: Junior Cecon
Coordenador Cenotécnico: André Prado
Assistente de Coordenação Artístico-Pedagógica: José Romero
Assistentes de Produção: Alex Merino – Pedro de Jesus

Período: janeiro a julho de 2015
Coordenação Geral: Hélvio Tamoio
Coordenação Artístico-Pedagógica: Yaskara Manzini
Coordenação Administrativa: Junior Cecon
Produção: Laura Calasans
Técnica: André Prado – Fernando Melo
Secretaria e atendimento: Carolina Cantelli – Fernando Nunes

Período: agosto a dezembro de 2015
Coordenação Geral: Hélvio Tamoio
Coordenação Administrativa: Junior Cecon
Pesquisa & Memória: Yaskara Manzini
Produção: Valmiro Júnior
Articulação Artística: Rodrigo Cândido
Técnica: André Prado – Fernando Melo
Secretaria e atendimento: Fernando Nunes - Verônica Bizinoto


Período: Fevereiro de 2016 a Agosto de 2017
Coordenação Geral: Elaine Calux
Coordenação Artístico Pedagógica: Cláudia de Souza
Coordenação Administrativa: Junior Cecon
Articulação Institucional e Artística: Hélvio Tamoio
Produção: Valmiro Júnior
Técnicos:André Prado, Jackson Oliveira e Fernando Melo
Assistente de Produção: Verônica Bizinoto, Vanessa Moraes e Fernando Nunes

Este site tem como objetivo registrar e fomentar a memória deste espaço. Aqui são apresentadas todas as atividades executadas entre agosto de 2014 a agosto de 2017.


Telefone: (11) 3214 3249

Email: centrodereferenciadadancasp@gmail.com

Endereços: Baixos do Viaduto do Chá s.n., Galeria Formosa – Centro - CEP 01037-000 São Paulo/SP

Horário de Funcionamento
Segunda-feira: 13:00 às 21:00
Terça à Sexta: 10:00 às 21:00
Sábado: 10:00 às 20:30
 
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo